Ministro volta a discutir com Embratel empresa de satélites

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta terça-feira (5) que está retomando com a Embratel as negociações em torno da Golden Share – ação preferencial com direto a voto e veto – que o governo brasileiro teria na empresa de satélites Star One, responsável pelo transporte de informações das Forças Armadas brasileiro. A Golden Share foi negociada em 2004 pelo então ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, quando a Embratel foi vendida pela americana MCI para a mexicana Telmex. Esta ação, contudo, não chegou a ser aprovada pelo conselho da Embratel.

Hélio Costa disse que na época também foi acertado que o governo brasileiro não pagaria pelo uso dos satélites pelas Forças Armadas. "Vamos pedir que a Embratel exercite o compromisso assumido durante a venda", disse o ministro. Segundo ele, o satélite da Star One usado atualmente pelas Forças Armadas (B 1) deixará de operar em novembro deste ano e será substituído pelo "C 1" . Com essa substituição a empresa quer passar a cobrar das Forças Armadas. "Acho que é um compromisso de venda que tem que ser discutido", disse.

O ministro informou que irá propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a criação de um grupo de trabalho para discutir o problema do satélite. O grupo, disse ele, será formado pelos ministérios das Comunicações e Defesa e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Hélio Costa reuniu-se ontem com o presidente da Embratel, Carlos Henrique, em seu gabinete em Brasília.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo