Foto: Valter Campanato/ABr |
Waldir Pires: precavido, ele vai ficar em Brasília no feriado. |
Brasília (AE) – O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), relatou ontem que ouviu do ministro da Defesa, Waldir Pires, a afirmação de que ?é necessária muita fé, rezar um pouco para que dê tudo certo?, na tentativa de o governo solucionar até o fim do ano a crise no setor aéreo.
Nardes disse que ouviu essa resposta durante encontro com Pires, para ouvir as explicações do governo sobre a crise. Segundo o ministro do TCU, Waldir Pires lhe disse que o problema é apenas administrativo e de gestão, sem ligação com corte de verbas. ?Ele (Pires) acha que a razão da crise não foram cortes orçamentários (contingenciamento de recursos), mas amanhã (hoje), no nosso voto (no TCU), mostraremos que também esse aspecto foi importante.?
O plenário do TCU votará hoje, a partir das 15h, relatório do ministro Nardes sobre o caos nos aeroportos brasileiros. O ministro não detalhou o conteúdo do relatório por ?questão de elegância com os outros ministros do TCU?. Salientou, porém, que ?a situação é preocupante? e que ?os números são consideráveis?. ?Essa crise causou perdas para o País tanto do ponto de vista financeiro como no setor de turismo, e também causou a perda de confiabilidade na área de transportes?, declarou. O ministro acrescentou que na deliberação de hoje no plenário do tribunal não será aplicada nenhuma multa aos gestores públicos do setor aéreo. Segundo ele, uma eventual penalidade só seria aplicada em um segundo momento, após o aprofundamento da auditoria.
Depois da votação de hoje, Nardes levará uma cópia do relatório do TCU ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Em relação à afirmação do ministro da Defesa de que ?é necessária muita fé?, Nardes disse que ficou ?preocupado, pois essas coisas não podem ser feitas em cima da perna, de improviso, tem de ser feita com planificação.?
O ministro do TCU relatou que Pires lhe disse, também, que até o fim do ano serão recontratados alguns controladores aposentados que estão sendo reciclados e, com isso, o número total de profissionais em atividade chegaria a 182 no Centro Integrado de Tráfego Aéreo e Controle de Tráfego Aéreo-1 (Cindacta-1). Atualmente, trabalham 175 controladores no Cindacta-1.
Narde contou ainda ter perguntado ao ministro da Defesa se viajará ou não no final do ano e que Pires respondeu que está preocupado com o problema e, por isso, ficará em Brasília.
Anac proíbe vôo charter em horário de pico
Brasília (AE) – Os vôos charter terão suas partidas e chegadas restritas a horários fora do pico do tráfego aéreo. A decisão foi anunciada ontem pelo presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, depois de se reunir por duas horas com representantes das empresas aéreas e das principais operadoras de turismo. Segundo ele, a medida não terá efeitos imediatos porque, atualmente, o impacto dos vôos fretados no tráfego aéreo é muito pequeno, mas visa a prevenir problemas futuros. ?Setenta por cento dos vôos charter saem no verão, entre o fim de dezembro e fevereiro?, disse Zuanazzi.
A reunião definiu uma comissão que, a partir de hoje, ajustará os horários dos vôos charter já programados. a Anac não vai autorizar a partida e chegada de aviões fretados nos horários de 7h às 9h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, e a partir das 17h aos domingos. Zuanazzi disse que irá se encontrar ainda esta semana com representantes das empresas de táxi aéreo e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea) para liberar alguns horários para vôos executivos, que estão restritos desde o início da crise da aviação civil.