Ministro quer vincular seguro-desemprego e qualificação do trabalhador

Está em estudo no Ministério do Trabalho um projeto para vincular o Seguro-Desemprego à qualificação, de modo a facilitar a volta dos trabalhadores ao mercado de trabalho. A informação foi dada nesta quinta-feira (9) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, em audiência pública na Subcomissão Temporária do Trabalho Escravo do Senado.

Segundo Lupi, a intenção é que a vinculação beneficie, inicialmente, pessoas libertas de trabalho escravo. ?Quero começar isso na área dos trabalhadores libertados do trabalho escravo ou análago. Se conseguirmos vincular o seguro-desemprego com a obrigatoriedade da qualificação e educação, começando por esse setor, além de libertarmos desse serviço escravo ou semi-escravo, estamos dando cidadania a eles?.

Ao falar sobre o projeto ainda em estudo o ministro ressaltou que a tarefa não é fácil, já que requer mudanças na lei. ?Tudo que é obrigatório nunca deixa todos felizes?. Lupi lembrou que o salário-desemprego é pago a todos os trabalhadores que são libertados e contou que esteve na Itália para conhecer a experiência do país que adota essa vinculação entre seguro-desemprego e qualificação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo