Brasília – Em discurso feito num palanque na sua terra natal, em Santos Dumont (MG), no sábado passado, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, ressaltou as vantagens e a importância de o prefeito a ser eleito ter ligação com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Dulci afirmou que o candidato que ele está apoiando na cidade, o também petista Evandro Nery, se eleito, terá livre acesso aos ministérios em Brasília, além de ser um candidato ligado ao presidente Lula.
O ministro se preocupou em dizer que o governo federal não discrimina nenhuma cidade ou prefeito, ainda que seja o “pior do mundo”. Mas acabou recorrendo a um discurso já conhecido em época de eleição: a promessa de benefícios a quem vota nos candidatos apoiados pelo governo federal.
“Quero dizer com muita clareza para que não haja dúvida: Santos Dumont, faça sua parte elegendo o melhor candidato, o melhor prefeito, o mais preparado. Não erre. Não desperdice a oportunidade de ter um prefeito que é diretamente ligado ao presidente da República. Nossa cidade não pode desperdiçar essa oportunidade. Portanto, Santos Dumont faça sua parte que o governo federal vai fazer a parte dele. Isso eu garanto e reitero. O governo federal vai trazer muitos recursos para Santos Dumont. Será uma nova cidade se tivermos aqui um parceiro à altura daquilo que o governo federal quer fazer por Santos Dumont. Mas, para isso, é preciso ter gente da nossa cidade em Brasília, em Belo Horizonte. Tenho certeza que em 1.º de janeiro o Evandro vai tomar posse”, afirmou Dulci.
O secretário-geral da Presidência anunciou no palanque que já conversou com os presidentes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES e tratou da destinação de recursos para projetos da cidade. Dulci afirmou que, se Evandro Nery se eleger, ele irá acompanhar o prefeito em audiências no dia 2 de janeiro com os dirigentes dessas instituições. E, apesar da ressalva de que não discrimina, o ministro emendou: “Mas claro que faz muita diferença se o prefeito da cidade pensa como o presidente Lula, acredita nos mesmos valores, tem os mesmos compromissos com o povo, quer fazer as mesmas coisas pela comunidade. É claro que um prefeito como o Evandro terá trânsito livre em Brasília, em todos os ministérios, porque comunga conosco do mesmo ideal.”
Dulci disse ainda que também já conversou com o ministro da Saúde, Humberto Costa, e que garantiu para a cidade uma UTI móvel.