Ministro pretende lançar nova carteira de trabalho em 2008

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (28) a intenção de lançar no dia 1º de maio de 2008 um novo modelo de carteira de trabalho. A carteira viria acompanhada de um cartão magnético com um chip que reuniria todas as informações sobre a vida profissional do trabalhador. O projeto, ainda em estudo, prevê pilotos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e em mais quatro cidades do Sul e do Nordeste – ainda definidas.

Após visitar um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Rio de Janeiro, Lupi disse que o novo modelo do documento valerá para novas emissões a partir de maio de 2008. Numa segunda etapa do projeto, prevista para 2009, o cartão começaria a ser emitido também para as pessoas que já têm a carteira tradicional.

A idéia não é substituir a carteira tradicional, mas complementá-la com a emissão do cartão magnético que conterá as mesmas informações da carteira no formato impresso e ainda permitirá aos trabalhadores obterem saldos atualizados de PIS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e das contribuições previdenciárias.

O desafio do governo para colocar em prática a idéia é interligar as bases de dados que contém separadamente todas essas informações. Segundo Lupi, o cruzamento dos dados vai ajudar o poder público no aprimoramento do controle de fraudes. Para os trabalhadores, disse Lupi, a vantagem é que os seus dados poderão ser consultados em terminais próprios instalados em locais públicos cujas estruturas ainda precisam ser definidas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo