O ministro da Saúde, Humberto Costa, que participou na manhã de ontem do lançamento do Dia D de Combate à Dengue no bairro de Acari, na zona norte do Rio, afirmou que o governo federal tem a preocupação, este ano, de evitar a dengue tipo 4, hemorrágica. No Estado do Rio, mais de quatrocentas pessoas morreram, em dois anos, infectadas pelo mosquito transmissor. Ao ver a situação precária das pessoas que moram em casebres improvisados em Acari, o ministro ressaltou que aquele “é um retrato do Brasil, uma herança de 500 anos que temos que começar a resolver”. O ministro afirmou que, além do combate à dengue, o governo está desenvolvendo ações de saneamento básico e saúde em cidades abaixo de 30 mil habitantes, o que vai custar R$ 2,9 bilhões no ano que vem.
Com 350 mil moradores, Acari foi escolhido por ser um dos bairros do município do Rio com o maior índice de infestação: 5,8%. Segundo normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice tolerável não pode ultrapassar 1%. Acompanhado de agentes comunitários, o ministro visitou algumas casas da favela de Acari e chamou a população local para desenvolver atividades contra o mosquito Aedes aegypti.
Em sua visita ao Rio neste sábado, o ministro teve que enfrentar os transtornos provocados pela chuva que atinge a cidade desde a madrugada. Costa teve que pisar em muita lama e em poças d?água para conseguir cumprir a sua agenda.
O principal foco das ações de combate à dengue em todo o País foi a prevenção, a informação, com distribuição de panfletos e até observação do Aedes aegypti em microscópios. Mas para atrair a atenção da população para a causa, vale de tudo: oficinas de dança de salão, peças de teatro, música, cães adestrados, caminhada ecológica e até a oportunidade para tirar carteiras de identidade.
O Dia D é realizado todos os anos, sempre no último sábado de novembro, mas o que a campanha quer reforçar é que a luta contra o mosquito não é temporária, não pode ser limitar a uma época do ano. Para acabar com a dengue é preciso mudança de hábitos. Cada pessoa precisa se conscientizar e realizar mudanças no seu modo de vida, isto é, prestar atenção o tempo todo em possíveis poças de água.
Neste ano, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 12 milhões para a divulgação do Dia D. Estados e municípios de todo o País receberam um milhão de cartazes, 8.500 camisetas e 20 mil faixas, além de material para outdoors e anúncios em ônibus chamando a atenção da população, principalmente a do Rio. Também estão sendo veiculados anúncios em televisão, rádio e jornal.