Brasília – A um mês do início dos Jogos Pan-Americanos, o ministro do Esporte, Orlando Silva, defendeu nesta quarta-feira (13) que os esforços sejam ampliados para garantir um tráfego aéreo tranqüilo durante a competição. Esta semana, a questão foi discutida em uma reunião entre o Ministério do Esporte, o Comitê Olímpico Brasileiro e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

continua após a publicidade

"Acreditamos que os esforços feito pela Infraero, pela Anac, pelo Ministério da Defesa, pela Força Aérea Brasileira, para enfrentar esses desafios surgidos recentemente sobre o tráfego aéreo e sobre o atendimento dos clientes nos aeroportos,  precisam ser ampliados de modo que nós tenhamos durante o Pan uma operação tranqüila, com vôos nos horários, de modo que nós possamos mostrar para o mundo o esforço que o Brasil faz para modernizar seu sistema aéreo", disse o ministro do Esporte, em entrevista a emissoras de rádios parcerias da Radiobrás.

De acordo com ele, o Aeroporto Santos Dumont está pronto para entrar em funcionamento novamente, o que deve ajudar no fluxo de aeronaves durante os jogos. A inauguração do aeroporto, segundo o ministro, deve ser feita nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um novo terminal foi inaugurado no final do mês passado.

Durante a entrevista, Orlando Silva afirmou estar "confiante no sucesso" dos Jogos Pan-Americanos. Ele reconhece, no entanto, que a competição será um desafio para o país.

continua após a publicidade

"Para quem sonha realizar a copa do mundo, jogos olímpicos, realizar o Pan com sucesso é um teste e uma demonstração de capacidade", admitiu. "As instalações estão sendo testadas em eventos ou em simulações de modo que possamos reduzir as margens de surpresa e garantir que o Pan seja um sucesso."

Segundo o ministro do Esporte, haverá um esquema especial para o transporte dos atletas. A Prefeitura Municipal vai elaborar ainda um plano de tráfego específico para facilitar o acesso dos atletas à cidade e dos torcedores à competição.

continua após a publicidade