Ministro diz que diretoria da Anac pode estar recomposta em novembro

Brasília – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta quinta-feira (11) ter a expectativa de recompor a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até meados de novembro.

Segundo ele, o Senado Federal, que fará a sabatina dos indicados, tem um timing próprio que não pode ser "atropelado". Por isso, acrescentou, o tempo de espera na aprovação dos nomes está sendo "normal".

?É normal. Já está na votação o nome do Allemander [brigadeiro engenheiro Allemander Pereira Filho], e depois que eu voltar da viagem à Amazônia será feita a sabatina dos outros dois [os economistas Marcelo Pacheco dos Guaranys e Solange Vieira]. Estamos indo bem?.

Durante cerimônia de entrega da Medalha de Vitória a quatro instituições e 149 personalidades civis e militares ? dentre elas, o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi ?, o ministro disse que os transtornos ocorridos nos aeroportos no final do ano passado não devem se repetir em 2007.

Apesar disso, ele advertiu que "algum desconforto" pode atingir os passageiros nesta época em que deve aumentar a procura por vôos – de hoje (11) até o fim do ano haverá quatro feriados nacionais, incluindo o Natal, além das férias escolares.

"O que nós privilegiamos em toda ação imediata é a segurança. Poderá haver algum desconforto em face das exigências de segurança. E aí vamos operar em cima do desconforto. Algum problema de regularidade, de horário, de desconcentração [podem ocorrer no período].

Sobre a desmilitarização do controle do espaço aéreo, Jobim disse que a questão ainda não começou a ser analisada. e acrescentou que não foi constatada nenhuma deficiência nos aparelhos usados para este fim.

?Nossos equipamentos são bons, mas queremos fazer uma programação de futuro. Há um acréscimo brutal na demanda de viagens aéreas, no Brasil, e eu quero fazer uma programação para antecipar as demandas futuras?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo