Ministro destaca desoneração tarifária na nova política industrial

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, vai discutir na noite desta terça-feira (8) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva as medidas de política industrial que serão anunciadas ainda neste mês. Ele acompanhará o presidente na viagem à Holanda e deverá retornar no domingo (13).

Ao participar hoje da solenidade de posse da diretoria da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro para o biênio 2008/2009, Miguel Jorge afirmou que um dos principais assuntos contemplados na nova política industrial é a questão da desoneração tarifária, voltada para o exportador e para as empresas que trabalham para o mercado interno.

?Nós queremos aumentar o grau de investimento na economia. As desonerações são para as empresas que investirem, independentemente se são voltadas para a exportação ou para o mercado interno?, informou. Essa desoneração poderia ser feita na aquisição de equipamentos de bens de capital, o que daria uma vantagem financeira para a empresa que decidisse aumentar a capacidade e a eficiência, além de se modernizar.

Embora já tenha sido divulgado o corte no orçamento, Miguel Jorge explicou que ainda foi definido o tamanho que essa desoneração tarifária poderá alcançar. A política industrial ainda não foi anunciada, explicou, porque continuam as negociações com o Ministério da Fazenda e com a Receita Federal. Na próxima semana deverão ser realizadas novas reuniões e por isso o ministro disse acreditar que só em duas semanas poderá apresentar o projeto ao presidente Lula.

Ele garantiu, contudo, que as desonerações abrangerão todos os setores da economia: "O tratamento variará de acordo com a colocação das empresas ou sub-setores nesses setores?. As empresas e setores, esclareceu, são divididos entre os que precisam de mais apoio, aqueles em que o país é bastante competente e aqueles em que já assumiu a liderança mundial. E admitiu que as empresas líderes poderão receber mais apoio, embora ressalvasse que "teremos um olhar especial sobre as empresas eminentemente exportadoras, que terão algum tipo de vantagem".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo