O ministro das Comunicações, Hélio Costa, informou que decidiu abrir uma consulta pública para discutir o padrão digital de rádio que será adotado no Brasil. A consulta, segundo ele, terá 180 dias para concluir os estudos.

continua após a publicidade

Costa disse que os detentores do padrão europeu DRM informaram que estão dispostos a fazer teses desse sistema no País. Algumas emissoras brasileiras de rádio testaram no ano passado o sistema usado nos Estados Unidos e, na ocasião, se mostraram favoráveis a sua utilização.

Na abertura do 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, ontem à noite, em Brasília, o ministro das Comunicações informou que já assinou portaria abrindo a consulta pública. O prazo de 180 dias para a conclusão dos estudos começará a ser contado quando a portaria for publicada no Diário Oficial da União. Em discurso durante o Congresso, Hélio Costa disse que é necessária uma definição ainda em 2009 sobre o padrão de rádio digital que será adotado no Brasil. “Se não tivermos uma decisão sobre o rádio digital este ano, estaremos levando as rádios a uma situação de insolvência”, afirmou. Hélio Costa referiu-se ao fato de que outros sistemas de comunicação – como a televisão, telefonia e internet – já usam transmissão digital, o que amplia as possibilidades de negócios desses setores.

continua após a publicidade