Ministra doi Turismo espera que o problema Brasil/Espanha não seja escalonado

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse nesta segunda-feira (10) esperar que o problema entre os governos do Brasil e da Espanha por causa da repatriação e do impedimento da entrada de turistas nos dois países não seja escalonado. ?Qualquer escalonamento nessa dificuldade que enfrentamos não nos interessa?, afirmou.

Marta Suplicy comentou as declarações feitas hoje pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que assegurou que se for necessário a legislação será olhada com ?lupa?, para que as autoridades de fora sintam que no Brasil também há leis.

Para a ministra, apesar de ?não se poder aceitar o que eles [espanhóis] estão fazendo?, é preciso encontrar uma forma de se manter a capacidade de diálogo entre os países.

?Se for necessário que se aumente a dureza, entendemos que tem que ser feito. Mas como ministra do Turismo só posso desejar que as hostilidades cessem o mais rápido possível e que os acordos diplomáticos funcionem?, disse.

?Espero que não se escalone a agressividade e que se exija o respeito ao turista brasileiro, mas que não se escalone a retaliação porque temos sempre que ter uma porta aberta de diálogo, na medida em que nos interessa muito o turista que vem da Espanha. E ao brasileiro interessa muito ser tratado bem nesse destino ibérico?, disse a ministra, que participou na tarde de hoje de um evento na Associação Brasileira de Normas Técnicas, em São Paulo.

Segundo a ministra, é necessário que se exija do governo espanhol respeito aos turistas brasileiros, mas ?isso deve ser feito com cuidado, mesmo porque não queremos que se aumente essa confusão?.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Turismo, em 2006, ano em que foi realizado o último balanço, o Brasil recebeu cerca de 5,18 milhões de turistas. Desse total, mais de 211 mil eram turistas vindos da Espanha.

O país que mais enviou turistas ao Brasil foi a Argentina (mais de 921 mil turistas), seguido pelos Estados Unidos (721 mil) e Portugal (312 mil).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo