Brasília – A ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse nesta quarta-feira (24) que a entrada de divisas no país deve bater recorde neste ano, chegando a cerca de US$ 4,9 bilhões.
Ela não descartou os problemas provocados pela crise aérea, que vem afetando especialmente os hotéis brasileiros, mas ressaltou que os números positivos, como o aumento de quase 9% no desembarque de turistas estrangeiros no país em setembro, em relação ao mesmo período do ano passado, mostram um vigor à prova de crises.
Marta Suplicy aproveitou para divulgar o Viaja Mais Terceira Idade, programa que oferece financiamento de viagens para idosos, aposentados e pensionaista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela informou que a primeira avaliação do programa será feita em dezembro, mas disse que a tendência é que o número de pacotes vendidos acabe aumentando gradualmente.
?É um programa que esperamos que cresça, como cresceu na Espanha, na França e no Chile. Na Espanha já há um milhão de idosos viajando – o projeto deles é um pouco diferente do nosso. Hoje tem mais subsídios, mas começou bem pequeno, há muitos anos. No Chile, o projeto tem sete anos e já foi incorporado pelos aposentados, que costumam utilizá-lo duas vezes por ano?, disse.
Marta Suplicy também informou que o governo já está estudando um projeto de financiamento de viagens para trabalhadores e estudantes, que deve ser concluído no ano que vem. Ela participou, nesta quarta-feira, da abertura da Feira Abav 2007, no Riocentro. O evento, que termina sábado (27), é uma prévia das novidades do mercado de viagens para a próxima temporada de férias.