Ministra debate Protocolo de Nagoya com ONU

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reuniu-se na manhã desta quinta-feira com representantes da ONU, da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para discutir metas de biodiversidade e o protocolo de Nagoya, considerado o maior pacto ambiental desde Kyoto.

Segundo a ministra, a reunião terminou com o compromisso do Brasil debater com o setor agrícola quais os caminhos que o País deve seguir. “Saímos daqui com o compromisso de trabalhar junto com a agricultura sobre quais são os caminhos que o Brasil deve trilhar para implementar a questão de acesso a ecogenéticos na produção de alimentos, inovação tecnológica e desenvolvimento”, disse a ministra.

De acordo com o secretário-executivo de Conservação da Diversidade Biológica da ONU, Bráulio Dias, uma das metas com o governo brasileiro é de voltar a discutir a legislação ambiental local. “O Brasil é dos poucos países que tem legislação nacional na área ambiental. Quando foram feitas essas legislações, elas eram muito voltadas a proibir a biopirataria e não foram voltadas a estimular o acesso aos biogenéticos, a pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. Se não houver (estímulo a esse acesso) não teremos novos produtos e os benefícios deles”, afirmou o secretário.

A reunião, que contou também com a presença do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, foi realizada na sede da federação das indústrias, na região da Paulista, na Capital.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna