Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (19), no 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta, que existem condições técnicas de superar os problemas climáticos no mundo. Para isso, é necessário assumir "um compromisso ético de que vamos usar todo nosso conhecimento para reverter esse processo histórico", disse a ministra.

continua após a publicidade

Marina Silva destacou que a geração atual está vivendo o desafio de corrigir erros do passado, além de evitar que aconteçam novamente. Para isso, a ministra defende uma mudança no modelo de desenvolvimento dos países. "Os países desenvolvidos não mudam seu modelo de desenvolvimento de uma hora para hora. Isso não acontece em um passe de mágica", disse.

No caso dos países em desenvolvimento, a ministra afirmou que não podem repetir os erros dos demais países, que, a partir da Revolução Industrial (séculos 18 e 19), basearam a matriz energética nos combustíveis fósseis. "Naquele momento, não se sabia o que sabíamos hoje."

Para Marina Silva, a decisão da União Européia de estabelecer a meta de redução das emissões de gases do efeito estufa em 20% até 2020 não é suficiente. "Precisaria de pelo menos 60% só para estabilizar", afirmou.

continua após a publicidade