A secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, deve seguir ainda hoje para São Luís, no Maranhão, com o objetivo de avaliar as áreas atingidas pelas enchentes no Estado e oferecer a ajuda que for necessária para socorrer a população mais afetada. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, três especialistas em barragens acompanharão a secretária para verificar a real situação da barragem do Rio Flores, que começou a transbordar. A enchente já deixou 4.543 desalojados e 4.775 desabrigados no Estado.

continua após a publicidade

Desde ontem dois técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil estão em São Luis ajudando a Defesa Civil do Estado na análise dos danos causados pelas chuvas nos municípios de Alto Alegre, Arame, Bacabal, Bequimão, Caxias, Lago da Pedra, Marajá do Sena, Palmeirândia, Pedreiras, Trizidela do Vale, Tufilândia, Presidente Juscelino, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Duque Barcelar, São Luís e Pindaré Mirim. .

A secretaria autorizou a liberação de diversos materiais que já se encontram estocados na capital maranhense. Ao todo, são 3.300 kits de limpeza, 9.900 colchões, 9.900 cobertores, 9.900 toalhas, 9.900 lençóis, 9.900 travesseiros, 9.900 fronhas e 9.900 mosquiteiros. Serão distribuídos, ainda, 1.832 filtros de água e 54 rolos de lona.

continua após a publicidade