Brasília – O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, substituiu, nas últimas semanas, seis dos seus secretários. A edição desta sexta-feira (8) do Diário Oficial da União traz a nomeação do cientista político Francisco Gaetani como novo secretário de Gestão, em substituição a Valter Correia da Silva, que pediu exoneração por motivos pessoais.
Gaetani tem doutorado pela London School of Economics and Political Science e foi coordenador da área de governo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
No dia 5 de junho, o secretário de Recursos Humanos, Sérgio Mendonça pediu exoneração, por motivos particulares, e retornou a São Paulo, onde mora. Foi substituído por Duvanier Paiva Ferreira, também paulista. Duvanier ocupou a chefia de gabinete da Secretaria de Gestão de São Paulo no Governo Marta Suplicy. Assessor político da executiva nacional da CUT, fundou e coordenou a Escola Sindical de São Paulo. Foi também secretário de Formação da CUT paulista.
Outro que deixa o cargo é Ariel Pares, titular da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Ele passa a assumir a Diretoria de Programas da Secretaria-Executiva. Para seu lugar, Paulo Bernardo nomeou o baiano Afonso Oliveira de Almeida, especialista em políticas públicas e gestão governamental. Afonso já vinha exercendo, no ministério, o cargo de secretário-executivo adjunto.
No lugar antes ocupado pelo baiano, assume Luciano Patrício, que era secretário-adjunto para Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda. Engenheiro agrícola de formação, Luciano, 45 anos, é especialista em políticas públicas e gestão governamental.
Também houve mudanças na Assessoria Econômica, onde Luiz Awazu Pereira da Silva substituiu Arno Meyer, que agora trabalha para o governo paulista. Economista, 50 anos, Luiz Awazu Pereira foi consultor de Desenvolvimento Econômico do Banco Mundial e, até outubro de 2006, era titular da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.
Na Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Célia Corrêa já havia sido nomeada nova titular no dia 4 de maio. Célia tornou-se a primeira mulher a assumir a SOF desde que o órgão foi criado, há 36 anos. Ela é mineira, formada em Economia, e especialista em Administração Financeira. É servidora pública federal desde 1984. O secretário anterior, Ariosto Culau, deixou o cargo para assumir a Secretaria de Planejamento do governo do Rio Grande do Sul.