Ministério analisará pedidos de teles caso a caso

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que deve encaminhar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a posição do ministério sobre o pedido feito pelas empresas de telefonia fixa para mudança de regras do setor. "Nós devemos, possivelmente ainda hoje, nos pronunciar junto à Anatel sobre qual é a nossa posição", disse o ministro, após participar no Senado de solenidade em que assinou uma portaria autorizando a liberação de um canal digital para a TV Senado operar em São Paulo.

Costa disse que desde segunda-feira, quando recebeu o pedido de mudança de regras feito pela Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix), os técnicos e o departamento jurídico do ministério estão analisando as sugestões.

Afirmou ainda que como as empresas pediram mudanças não só no setor de telefonia fixa, mas também nas regras de telefonia celular e de TV por assinatura, o ministério fará sua análise caso a caso. "Não temos condições de abordar todos os assuntos ao mesmo tempo. Estamos analisando item por item, e cada um que formos resolvendo do ponto de vista de políticas públicas do Ministério das Comunicações, nós encaminharemos para a Anatel", afirmou Costa.

Na avaliação do ministro, a "caducidade" da legislação foi o que levou a Abrafix a apresentar uma proposta conjunta de mudança de regras. "Isso mostra que há uma coerência entre todas as empresas com esse objetivo", disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo