A falta de chuvas e a baixa umidade relativa do ar deram a Minas o triste título de campeã nacional dos focos de incêndio em setembro, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais divulgado (Inpe) hoje. Até ontem, o Inpe registrou 2.845 focos em todo o Estado, 54% mais que no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o Mato Grosso lidera o ranking, com 8.348 focos de incêndio.
Um dos piores incêndios destrói, há 11 dias, o Santuário Nacional do Caraça, um dos principais cartões-postais de Minas Gerais localizado na região do município de Catas Altas, a 120 quilômetros de Belo Horizonte. O capitão do Corpo de Bombeiros Frederico Paschoal informou que o fogo, enfim, está sendo controlado. “Estamos trabalhando agora nos rescaldos. Está sendo uma missão muito difícil para os próprios bombeiros, que estão no limite da exaustão”, afirmou o capitão.
Embora o levantamento exato dos impactos do incêndio só será feito após o controle total das chamas, a estimativa da direção do parque é que 500 hectares de mata atlântica tenham sido destruídos. Além da vegetação, das grutas e cachoeiras, a Serra do Caraça abriga animais ameaçados de extinção como o lobo-guará.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)