Mil manifestantes se concentram em Fortaleza

Cerca de mil manifestantes estão concentrados no Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema, em Fortaleza. De lá, eles pretendem sair para o canteiro de obras do Acquário Ceará, onde vaiarão por mais cinco minutos os gastos do governo do Estado. Do Acquário, os manifestantes seguirão para o Paço Municipal, onde tentarão ser recebidos pelo prefeito Roberto Cláudio (PSB). A maioria dos manifestantes é formado por estudantes que reivindicam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação. A polícia acompanha de longe a manifestação.

Este o quatro protesto realizado nesta semana em Fortaleza. O primeiro, na segunda-feira, 17, reuniu 500 manifestantes, que seguiram da Praça da Gentilândia até o hotel onde estava hospedada a seleção brasileira. A segunda, na terça-feira, 19, no dia do jogo entre Brasil e México pela Copa das Confederações, reuniu 30 mil manifestantes do Movimento Mais Pão, Menos Circo. O terceiro, puxado na noite desta quinta-feira, 20, pelo Movimento Passe Livre (MPL), teve 5 mil participantes e terminou com vandalismo no Palácio da Abolição, sede do governo do Estado.

Nesta sexta-feira, o governador Cid Gomes (PSB) condenou a vandalismo, ao receber no palácio representantes dos manifestantes. O manifestante Gabriel Bonavides foi um dos que participaram do encontro com o Gomes. “Falando com o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque (PSB), veio o prefeito, veio o Cid e se abriu o espaço para cem pessoas na Assembleia Legislativa que serão escolhidas pelos movimentos para conversar com o prefeito e o governador na próxima semana. Agora, os movimentos vão dialogar para que eles continuem gritando nas ruas, mas que converse também para que a gente torne realidade tudo aquilo que a gente reivindica”, disse. Os manifestantes estão a favor do Passe Livre, mas primeiro pedem a redução da tarifa do ônibus em Fortaleza para 2 reais e a entrega imediata das carteiras de estudantes que venceram em abril. Bonavides disse que outras manifestações acontecerão. “O movimento não vai parar”, anunciou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo