O senador eleito Aloizio Mercadante (PT/SP) disse hoje em Sorocaba que prefere não assumir nenhum ministério no início do próximo governo, caso o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, seja eleito presidente. “Tenho um compromisso com os mais de 10 milhões de eleitores que me elegeram para o Senado.” Segundo ele, essa intenção já foi colocada ao PT e ao candidato a presidente.
“Acho que minha votação criou uma expectativa dos eleitores em relação ao meu desempenho como senador, por isso seria muito difícil tomar posse no Senado e sair de imediato para o ministério.”
Ressalvando que tem em José Baccarin um ótimo suplente, ele disse que fará de tudo para manter-se no Senado, pelo menos no próximo ano. “Posteriormente, ao longo do governo, se for convidado posso assumir um ministério.”
Mercadante esteve em Sorocaba para participar de um jantar com lideranças petistas e agradecer os mais de 170 mil votos obtidos na cidade. Ele confirmou que irá participar da equipe de transição a ser anunciada na segunda-feira, caso Lula vença as eleições de domingo.
Mercadante disse que a transição será importante para assegurar que o novo governo já possa começar trabalhando. Assegurou que não haverá pacote, nem medidas de grande impacto, em caso de vitória do PT. “Temos de dar uma resposta à sociedade em quatro anos e não será com pacotes nem com passes de mágica que vamos resolver a situação do País.”
Mercadante considera certa a vitória do PT domingo e não vê qualquer chance do candidato do PSDB, José Serra, reverter essa tendência no debate da Globo, quinta-feira. “O Lula está bem preparado e vai manter o estilo Lulinha paz e amor.”