Ao menos 29 pessoas ficaram feridas em um tumulto durante uma passeata na noite de ontem na cidade de Sairé (a cerca de 110 km de Recife).
O tumulto ocorreu por volta das 20h30, durante uma caminhada organizada pela candidata à prefeita Elza Pedrosa (PT), no centro da cidade. Mais de 200 pessoas estavam no local.
Segundo informações da Polícia Militar, elas foram atingidas por produtos químicos, como ácidos, além de ovos e óleo quente.
A confusão ocorreu em frente ao comitê do candidato Fernando Pergentino (PSB). De acordo com a polícia, parte dos objetos foi arremessado por cerca de 30 pessoas, que entraram em conflito com o grupo adversário.
Os feridos foram encaminhados ao Hospital Municipal e liberados por volta das 2h.
“Houve pânico, correria. Eles colocaram dois caminhões e, por trás deles, jogavam os produtos”, diz Guilherme Andrade, que faz parte da equipe de campanha de Pedrosa.
“Foi um massacre. As pessoas não conseguiam respirar e começaram a desmaiar”, afirma a candidata.
A Folha de S.Paulo ligou para o comitê do PSB em Sairé para falar sobre o caso, mas não conseguiu contato. Em nota divulgada na página de campanha de Pergentino, o comitê afirma que os apoiadores da candidata fizeram uma “incitação à violência” e “forjaram um ataque contra si mesmos”.
A nota diz ainda que o grupo adversário descumpriu ordem judicial ao parar em frente ao comitê e “assumiu o risco” após o locutor dizer “palavras de provocação e deboche” a quem estava no local.
A Polícia Civil vai investigar o caso.