A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará audiência pública na quinta-feira (19) com os governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi, e de Rondônia, Ivo Narciso Cassol. Os estados estão entre os líderes no desmatamento da Amazônia, atrás apenas do Pará, que desmatou 5.569 quilômetros quadrados entre 2006 e 2007.
No período 2006-2007, foram devastados 2.476 quilômetros quadrados de florestas em Mato Grosso e 1.465 em Rondônia. Os dados são do Projeto Prodes, de monitoramento por satélite da Floresta Amazônica. No entanto, houve uma redução significativa em relação à medição anterior, com redução de 43% das áreas devastadas em Mato Grosso e 29% em Rondônia, enquanto a devastação no Pará ficou praticamente estabilizada.
A audiência pública foi sugerida pelos deputados Sarney Filho (PV-MA), Homero Pereira (PR-MT) e Moreira Mendes (PPS-RO). Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho quer que Blairo Maggi explique suas declarações sobre o desmatamento, na qual defendeu a ocupação de novas áreas e a retirada de árvores para produzir comida.
"Mesmo tendo feito referência a desflorestamentos legalmente autorizados, na prática o governador está usando a crise internacional de alimentos para pressionar flexibilizações no controle do desmatamento na Amazônia", comentou Sarney Filho. "Não se pode esquecer que Mato Grosso tem apresentado índices de desmatamento inaceitáveis."