Brasília – O estado de Mato Grosso do Sul é, até o momento, o que apresenta mais casos de dengue no país. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Eugênio Barros, são 63 mil casos notificados até agora, sendo 40 mil apenas na capital, Campo Grande. Em comparação com os dois primeiros meses do ano passado, houve um aumento de mais de 26 mil casos neste ano.
Entre os fatores que contribuíram para o aumento do número de casos, destacam-se a elevação da temperatura e as chuvas, situações comuns no estado, que favorecem a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Barros aponta também a transição de governo e a entrada de um novo tipo de vírus entre os fatores que contribuíram para o surgimento da epidemia. ?Também tivemos a transição de governo de estado, de municípios, era final de ano e a gente em recesso, e também entrou um novo vírus. Nós tínhamos tido epidemia pelo [vírus] 1 e pelo 2. E aí começou a entrar o vírus tipo 3, que encontrou toda a população suscetível?, afirmou.