Cerca de 4 milhões de estudantes participam neste domingo, 11, do 2.º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, candidatos têm 30 minutos a mais no 2.º dia de prova. Serão cinco horas para responder questões de Matemática e de Ciências da Natureza, que incluem Biologia, Física e Química.

continua após a publicidade

No primeiro fim de semana, foi aplicada a prova de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. Agora, é a Matemática que deve ser tratada como prioridade por aqueles que tentam vaga em cursos concorridos, segundo professores de cursinho.

continua após a publicidade

“É uma disciplina com padrão diferente das demais, com um grande número de notas abaixo da média e também a que tem as maiores notas individuais”, explica Fernando da Espiritu Santo, coordenador do Sistema de Ensino Poliedro.

continua após a publicidade

Isso se deve ao método de avaliação do Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). As perguntas são divididas entre fáceis, médias e difíceis. Por meio de estatísticas, o sistema analisa o padrão de respostas de cada aluno e determina o peso das questões com base em seus acertos e erros.

Se o concorrente acerta muitos itens difíceis, mas erra vários fáceis, as questões corretas têm peso reduzido. O objetivo da TRI é evitar que candidatos pontuem com “chutes”. “Nessa prova, o Enem consegue segmentar bem alunos que dominam o conteúdo dos que não o dominam.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.