Matarazzo protocola pedido de CPI das ciclovias na Câmara de São Paulo

O líder do PSDB na Câmara de Vereadores de São Paulo, Andrea Matarazzo, protocolou na tarde desta terça-feira um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ciclovias na capital paulista. O projeto, que é uma das principais vitrines do prefeito Fernando Haddad (PT), foi pauta de uma reportagem da revista Veja São Paulo, que trouxe um cálculo de custo médio de R$ 650 mil por quilômetro construído de ciclovias na cidade.

A reportagem também afirmou que o Tribunal de Contas do Município (TCM) reclamava o envio de documentos com informações sobre a contratação da construção de ciclovias pela gestão municipal, sem sucesso. A Prefeitura emitiu nota em resposta à reportagem. O documento da secretaria de Comunicação Municipal disse que o cálculo da reportagem foi feito de forma equivocada ao considerar projetos em condições especiais, como a ciclovia da Avenida Paulista, da Amaral Gurgel e da Faria Lima, e que, excluídos os três projetos, o custo médio por quilômetro é de R$ 180 mil. A nota da Prefeitura diz ainda que a reportagem usa “achados preliminares” do TCM e lamenta a “precipitação na divulgação”.

“A nota reforça o nosso pedido, ela mais confunde do que esclarece”, disse Matarazzo ao Broadcast Político, alegando que o documento publicado pela gestão Haddad é longo e não resolve a falta de transparência em torno do projeto. O vereador, que é cotado para disputar a Prefeitura nas eleições de 2016, negou haver viés político por trás do pedido.

“Não estamos atacando o projeto, ao contrário, é para esclarecer, pois ficaram dúvidas. É bom para o governo explicar. O PT não precisa nos medir com a régua deles, não vamos politizar, queremos apenas esclarecimentos”, disse à reportagem. Segundo Matarazzo, o objetivo da CPI é dar transparência aos contratos de construção e manutenção das ciclovias. O pedido da CPI, com assinatura de 24 vereadores (o mínimo para protocolar o pedido são 19 assinaturas), agora entra na fila de pedidos de CPI para ser analisado pelo plenário da Casa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo