A ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse nesta segunda-feira (17) no Rio que a deportação de brasileiros impedidos de entrar na Espanha e a de espanhóis do Brasil é "uma situação muito dura para os brasileiros e espanhóis que viajam" e algo que "não interessa" a nenhum dos dois países.
Ela afirmou que a Espanha é o país que mais investe no setor no Brasil e é o segundo em investimento estrangeiro na economia brasileira em geral. "Mas temos que ser respeitados. Não podemos admitir a forma como os brasileiros estão sendo tratados", afirmou a ministra, que divulgou hoje pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o turismo nacional.
A seqüência desse tipo de problema que está ocorrendo deve ser resolvida por vias diplomáticas, segundo a ministra, que reconheceu a liderança do Itamaraty na condução do assunto pelo Brasil. De acordo com o estudo divulgado nesta segunda-feira (17), de maneira geral, houve um aumento de 23,5% no número de trabalhadores no turismo em 2007, em relação ao ano anterior.