A ministra do Turismo, Marta Suplicy, prometeu articular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a liberação do projeto da prefeitura do Guarujá, em São Paulo, para a construção do aeroporto da cidade. Em visita a Baixada Santista, a ministra estava disposta a liberar verba de R$ 1 milhão para a prefeitura já investir no Aeroporto Civil Metropolitano. No entanto, o repasse teve que ser adiado porque o projeto municipal está desde fevereiro aguardando a liberação da agência.
"O projeto está na Anac, nós vamos entrar em contato e pedir que agilizem. Esta lá desde fevereiro, acho que já deve ter dado tempo de analisar, e isso agilizado nós partiremos para a busca de captação de recursos", disse a ministra. Orçado em R$ 21 milhões, o aeroporto civil funcionaria na Base Aérea de Santos, que fica no distrito guarujaense de Vicente de Carvalho e a margem esquerda do Porto de Santos.
A idéia é que a pista existente compartilhe atividades civis e militares. No final do ano passado, o projeto recebeu o aval do Estado Maior da Aeronáutica, que se comprometeu a ceder uma área de 27 hectares para a construção de novos hangares, terminal de passageiros e toda a infra-estrutura necessária. A obra também já obteve, em agosto, licença ambiental prévia da Secretária Estadual do Meio Ambiente.