Marta assume Ministério do Turismo

Foto: Agência Brasil

Marta Suplicy queria a Educação, brigou por Cidades e ficou mesmo com o Turismo.

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, como novo chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, informou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Guia substituirá o ex-ministro Tarso Genro, que foi para o lugar do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

Alves deu a informação ao sair de reunião de Lula com os líderes dos partidos da base aliada, no Palácio do Planalto. O líder do PMDB na Câmara disse também que, para o lugar do ministro do Turismo, ?já havia sido acertado? que seria nomeada a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT). O líder do governo na Casa, José Múcio Monteiro (PTB-PE), que participou do encontro, confirmou que Lula definiu que Guia será o chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. ?É um ministro que discute com todos os partidos. Todos vão ganhar?, afirmou Monteiro. Ele acrescentou que todas as legendas foram atendidas com a reforma ministerial, que caminha para o fim. Sobre se o PT teria saído derrotado da reforma, Monteiro respondeu: ?Não. Saíram todos vitoriosos. Ele (Guia) servirá a todos os partidos.?

Apoio

Depois de seis horas de reunião, a executiva nacional do PSB reafirmou ontem, no Recife, seu total apoio ao governo Lula (PT). O convite do presidente da República para que o ainda ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, seja mantido na equipe à frente da secretaria dos Portos, com status de ministério, ajudou na decisão do partido. ?O importante não é a quantidade de ministérios ou cargos?, afirmou o presidente nacional da legenda e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Segundo ele, a executiva nacional quer o apoio e o fortalecimento dos estados governados pelo partido – Ceará e Rio Grande do Norte, além de Pernambuco – o que inclui benefícios através de projetos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

?O partido não é o PFL nem o PMDB?, afirmou o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, durante o encontro. Apoiado pelo deputado federal e ex-ministro da Integração, Ciro Gomes, ele reforçou a expectativa de apoio do governo federal para o sucesso das administrações dos três estados sob o comando do partido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo