A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou na noite desta sexta-feira, 10, a primeira morte da Marginal do Tietê após o aumento das velocidades permitidas na via. Desde 25 de janeiro, os índices máximos voltaram a ser de 90 km/h nas pistas expressas, 70 km/h nas centrais e 60 km/h nas locais, com exceção da faixa mais à direita, onde o limite permaneceu a 50 km/h. De lá pra cá, foram três mortes em ambas as Marginais – as duas primeiras na Pinheiros.

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A vítima desta sexta, um motociclista de 21 anos, foi atingida por um caminhão por volta das 21h30 na altura da Ponte Orestes Quércia, no sentido Rodovia Ayrton Senna, e morreu no local. Câmeras da CET teriam registrado o momento do acidente – ele estaria tentando passar por dois caminhões – e também a omissão de socorro por parte do motorista do caminhão que atropelou o motoqueiro.

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“Infelizmente, mais uma vez, foi um acidente com motocicleta. Mais de 80% dos acidentes estão sendo com motocicletas e este, que fatalizou um motociclista, foi um acidente com um caminhão, que fez o atropelamento. Lamentavelmente também o motorista se evadiu, as câmeras identificaram” disse Doria na manhã deste sábado, 11, durante mais uma etapa do programa Cidade Linda, desta vez na Praça da Sé, centro da cidade.

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“O que temos de fazer é melhorar a sinalização, ampliar a orientação e, principalmente, aos motociclistas, que não devem exceder a velocidade, seguir nas faixas determinadas. Isso vai ajudar a preservar vidas”, completou.

Segundo o prefeito, “mortes sempre aconteceram nas Marginais”, classificadas por ele como vias expressas, rodovia. “Agora, você não pode imaginar que a rua é a culpada por todo acidente que aconteça. A culpa não é da avenida, da rua ou da Prefeitura nem da velocidade. É imprudência, desobediência à sinalização, não a questão da velocidade. Lamento muito, toda morte há de se lamentar bastante, mas deve-se ter mais prudência.”

As outras duas mortes registradas desde o aumento das velocidades máximas das Marginais, promessa de campanha do tucano, ocorreram nas pistas expressas da Pinheiros. O primeiro caso foi registrado no dia 14 de fevereiro e o segundo, em 4 de março.

Ao longo do primeiro mês do programa Marginal Segura, lançado por Doria em 25 de janeiro, foram registrados 102 acidentes com vítimas, conforme revelou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. O número representa quase o dobro da média mensal registrada em 2015, quando as velocidades haviam sido reduzidas.