Brasília – O ministro Walfrido dos Mares Guia, da Secretaria de Relações Institucionais, reúne-se nesta segunda-feira (10)com líderes da base aliada no Congresso Nacional para discutir a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. A reunião será no Palácio do Planalto, às 20 horas.

continua após a publicidade

Na última sexta-feira (7), após o Desfile da Independência, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que a votação da proposta que prorroga o imposto do cheque deve ser concluída até o final de setembro. Segundo ele, a oposição tem obstruído o processo, porque é contra a continuidade da contribuição, mas alguns acordos já permitiram avanços para destrancar a pauta do plenário. A vigência da CPMF termina em dezembro deste ano.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a prorrogação está sob análise de comissão especial da Câmara. O relator é o ex-ministro da Fazenda e deputado Antônio Palocci (PT-SP). A PEC precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara e mais dois no Senado para ser promulgada.

continua após a publicidade