Mares Guia nega tentativa do presidente de interferir no processo de Renan

Rio de Janeiro – O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, negou nesta sexta-feira (31) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha demonstrado apoio ou indicado ao PT para votar pela absolvição do presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). ?Isso não é verdade, é interpretação?, disse.

Mares Guia disse que o processo contra Renan é um assunto exclusivamente da esfera do Senado e não caberia interferência do Poder Executivo: ?Essa é uma questão pessoal, dentro de um outro poder, o Legislativo, sobre o qual nós não temos nenhuma influência?. Ele falou a jornalistas durante a reunião mensal do Fórum dos Reitores do Rio de Janeiro. Um dos repórteres disse que foi sivulgado que o presidente daria apoio à votação para absolver Renan, e que indicou essa opção ao PT.

O ministro também afirmou que o governo não está articulando nenhuma estratégia no caso Renan: ?Eu sou o articulador [político do governo] e não há nenhuma recomendação para isso.? Mares Guia negou, ainda, que o governo esteja negociando um nome para substituir o senador alagoano na presidência do Senado. ?Se nós estivéssemos pensando nisso, já o estaríamos condenando a priori?, comentou.

Mares Guia disse não acreditar que o processo contra Renan, no Conselho de Ética, vá atrapalhar as votações no Senado. ?Pode é criar dificuldades no sentido da velocidade das outras ações. Mas está chegando o momento derradeiro e nós esperamos que seja feito o julgamento.? Ele destacou que dez medidas provisórias estão sendo votadas na Câmara e devem chegar em breve ao Senado, sendo necessária apreciação rápida, a fim de não atrapalhar a votação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) em outubro.

No encontro, o ministro também comentou com os jornalistas sobre o julgamento do mensalão no Supremo tribunal Federal (STF). O fórum dos reitores é organizado pela Universidade Cândido Mendes. Entre os assuntos debatidos, estão os impactos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Também foram abordadas as formas de cooperação do setor bancário para o acesso da classe C ao ensino superior.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo