Manifestantes bloqueiam ferrovia da Vale em Minas Gerais

Cerca de 100 integrantes de movimentos sociais invadiram, na manhã desta quinta-feira (12), uma ferrovia da Companhia Vale do Rio Doce, na localidade de Baguari, em Governador Valadares, interior de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, os manifestantes abordaram um trem de carga que vinha de Vitória (ES) com destino a Belo Horizonte, acamparam nos trilhos e obrigaram o maquinista a abandonar a composição. Conforme a PM, o protesto ocorria de forma pacífica, mas alguns trens da Vale estavam parados em razão do bloqueio da linha férrea.

A PM não soube informar a quais grupos pertencem os manifestantes. As primeiras informações davam contam de que seriam da Via Campesina e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Eles reivindicavam, entre outras coisas, a reestatização da Vale do Rio Doce e o ressarcimento dos prejuízos causados pelas barragens para a construção de usinas hidrelétricas.

Os manifestantes pediam também o reassentamento de famílias que foram retiradas dos locais e o pagamento de participação sobre a retirada de minério para prefeituras da região. Equipes da Polícia Militar estavam no local acompanhando o movimento e não havia, até as 9 horas, registro de confrontos na área.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo