“Mario Lago – Um homem do século XX” é a inspiração do carnaval da Mancha Verde em 2013. Quarta colocada no Carnaval de 2012, a agremiação – que tem origem na tradicional torcida organizada do Palmeiras – espera contagiar o sambódromo do Anhembi homenageando o artista e sua vasta produção cultural como ator, compositor e dramaturgo.
Em 2012, a Mancha Verde contou a história de um dos príncipes do candomblé, no enredo “Pelas mãos do mensageiro do axé, a lição de Odú Obará: a humildade”. Este ano, a escola retrata a vida e a arte de Mário Lago, o homem que escreveu 11 livros, compôs 88 músicas e atuou em 31 peças teatrais, 38 filmes e 53 telenovelas.
A Mancha Verde é a terceira escola a entrar na avenida nesta primeira noite do carnaval do Grupo Especial de São Paulo e segunda a homenagear um artista brasileiro, depois da Acadêmicos do Tatuapé que abriu o desfile com enredo sobre a sambista Beth Carvalho.
A agremiação alviverde traz para a passarela do samba 4 mil componentes, divididos em 30 alas e cinco carros alegóricos. A rainha da bateria é a modelo Viviane Araújo.