Um pierrô com uma lágrima escorrendo no rosto é a marca da Campanha Nacional Contra a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes para o carnaval deste ano. Segundo a coordenadora da campanha, lançada na última sexta-feira, em Manaus, Leila Paiva, o personagem foi escolhido como símbolo da campanha por representar a alegria do carnaval, mas também apresenta uma lágrima de sofrimento.
Manaus, segundo a coordenadora, foi a primeira cidade escolhida para o lançamento anual da campanha, que nos últimos três anos teve seu início em cidades do Nordeste. Os organizadores dizem que a região Norte foi escolhida para dar visibilidade ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no local.
A campanha terá spots veiculados em rádios de todo o país e serão distribuídos durante o carnaval bandanas, fitas, abanadores, adesivos para carros e tatuagens temporárias com a lágrima do pierrô. “O spot é no ritmo das marchinhas dos antigos carnavais, quando a exploração sexual do corpo da mulher era menos apelativa e a exploração sexual infantil menos frequente”, diz Leila. Esses materiais farão referência ao “Disque 100”, telefone para denúncias anônimas da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.