Brasília – Estudantes de todo o país que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio em anos anteriores participam, no próximo domingo (26), da décima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de avaliar o desempenho dos alunos ao término da escolaridade básica, o exame facilita o acesso a cursos superiores, com pesos diferenciados nos vestibulares, a critério de cada instituição.

continua após a publicidade

Mais de 3,5 milhões de jovens se inscreveram para o exame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. Eles tentam boas avaliações que permitam vantagens nos vestibulares de universidades públicas e bolsas de estudo em 1.424 instituições privadas de ensino superior, através do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O contingente de inscritos é grande, embora 4,66% a menos que os 3,742 milhões do ano passado, quando a procura pelo Enem foi recorde. Por essa razão o Inep admitiu alguma falha no recebimento dos cartões de inscrição dos participantes, despachados pelos Correios, mas distribuiu avisos na internet de que todos os inscritos podem fazer o exame. Basta acessar o endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br ou discar 0800-616161 para saber o local da prova, e lá se apresentar munido com carteira de identidade.

A procura pelo Enem, iniciado em 1998 com apenas 157.221 inscritos, teve crescimento lento até 2004, quando o MEC instituiu o ProUni, que concede bolsas de estudo integrais ou parciais a estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas, e que consigam o mínimo de 45 pontos de média na prova objetiva e na redação. As bolsas valem tanto para graduação quanto para os cursos seqüenciais de formação específica.

continua após a publicidade

O Inep adverte que é importante o estudante observar o preenchimento correto de dados na consulta à internet, pois qualquer diferença inviabiliza resposta satisfatória. Qualquer dúvida é só ligar 0800-616161, de 7h30 às 24h, e uma equipe de 120 pessoas está disponível para encontrar as respostas mais adequadas. Lembra, ainda, que as provas acontecerão de 13 às 18 horas (horário de Brasília) com acessos aos locais a partir do meio-dia; mas os portões serão fechados, impreterivelmente, às 12h55.