Inconformado com a apertada derrota, o PT do Distrito Federal quer o apoio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na batalha contra o governador reeleito Joaquim Roriz (PMDB), que venceu no segundo turno o candidato petista, deputado Geraldo Magela, com uma diferença de apenas 16 mil votos. Roriz contou obteve 50,62% dos votos válidos, somente 1,24% a mais que seu adversário.  Magela afirmou que pedirá amanhã a Lula a adoção de medidas contra a grilagem de terras e o suposto desvio de recursos do governo federal.

?O presidente da República pode quase tudo. E o Lula já conhece muito bem a situação de Brasília?, disse o parlamentar petista, fazendo questão de ressaltar a amizade com o ?companheiro Lula?. Segundo ele, a União não pode se omitir diante do fato de terras federais estarem sendo ocupadas irregularmente com o apoio do governo do DF.

Antes de uma festa em sua mansão na tarde de hoje, o governador Joaquim Roriz desafiou o PT a provar o seu envolvimento em irregularidades e garantiu que manterá a criticada política de distribuição de lotes para famílias de baixa renda. ?Terra é um direito de todos?, disse repetindo discurso que o levou a ganhar a fama de ?Paizão? entre os pobres. Mas Roriz mandou uma mensagem de boas-vindas ao futuro morador do Palácio da Alvorada. Em telegrama enviado hoje a Lula, Roriz afirmou que receberá o novo presidente de braços abertos, parabenizando-o pela ?belíssima? vitória.

Até mesmo assessores diretos do presidente Fernando Henrique Cardoso consideram que as denúncias contra Joaquim Roriz são graves e tornaram seu governo alvo constante dos oposicionistas. Os adversários de Roriz já anunciaram a formação de uma frente única de oposição. O PT contará com ajuda dos candidatos derrotados no primeiro turno ao governo do do DF Rodrigo Rollemberg (PSB), Benedito Domingos (PPB) e Carlos Alberto Torres (PPS).  Até quarta-feira, os petistas pedirão ao Tribunal Regional Eleitoral a cassação do registro de candidatura e a diplomação do Roriz. O partido alega que há evidências, com comprovação de fotos, de transporte ilegal de eleitores e uso da polícia civil na campanha do adversário. O PT também levantou a suspeita de compra de votos.

Camisetas de campanha de Roriz teriam sido distribuídas com notas de R$ 50. O PT ainda entrará com pedido para anulação do resultado da eleição por irregularidades no processo, uma hipótese considerada improvável pelos próprios advogados do partido.

A intervenção federal no governo do DF é uma possibilidade que pode ocorrer, ressaltou Geraldo Magela. Mas o petista ponderou que este ainda não é o momento para se discutir o assunto. Ele lembrou que por pouco o governo federal interveio no Espírito Santo. Na sua avaliação, com a posse de Lula na Presidência da República o governo de Joaquim Roriz perderá a sua força atual. ?Ele (Roriz) tem alguns pés de barro. Acobertou a grilagem de terras e o crime organizado no Distrito Federal.?

continua após a publicidade

continua após a publicidade