O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na sede da Petrobras no centro do Rio, para participar da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Lula visita o centro de visualização, em 3D (três dimensões) das pesquisas sísmicas realizadas pela Petrobras. Até o momento, não há confirmação se o presidente da República dará entrevista a respeito da reunião do CNPE, órgão máximo de decisão do setor de energia, integrado por 11 ministros.
Uma possibilidade é o presidente Lula destacar as novas descobertas de petróleo da Petrobras. Nesta manhã, a empresa divulgou nota informando ter descoberto uma grande reserva de petróleo, estimada entre cinco e oito bilhões de barris de óleo, na Bacia de Santos. Atualmente, as reservas da Petrobras estão em torno de 13 bilhões de barris.
Outro assunto que pode ser comentado por Lula são medidas que podem ser anunciadas para tentar conter o consumo de gás no País e evitar que uma crise energética se instale. Além do presidente Lula e diretores da Petrobras, estão participando do encontro o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; da Casa Civil, Dilma Rousseff; do Planejamento, Paulo Bernardo; da Fazenda, Guido Mantega; do Meio Ambiente, Marina Silva; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; da Agricultura, Reinhold Stephanes; e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.