Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará amanhã para Pernambuco, onde participará de compromissos oficiais nas cidades de Surubim e Caruaru. Pela manhã, irá à inauguração, em Surubim, de três etapas do Sistema Adutor do Jucazinho. E participará da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a realização da quarta etapa da obra. O sistema vai abastecer 13 sedes municipais e 45 distritos e povoados da região do agreste pernambucano. Com a conclusão da quarta etapa, 760 mil habitantes serão beneficiados.
Em seguida, Lula viajará para Caruaru, a fim de participar da inauguração da Clínica Asa Branca, que faz parte do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. Especializada em combate ao câncer bucal, a clínica deverá atender 4 mil pacientes por mês, com a realização de biópsias, atividades de reabilitação e campanhas.
Ainda na cidade, o presidente irá à cerimônia de assinatura de protocolo de intenções entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para a construção do campus universitário de Caruaru. Será o primeiro campus da UFPE no interior do estado e depois de implantado, em 2007, contará com 120 professores efetivos, 2.400 alunos em cursos de graduação e 30 em pós-graduação. Está prevista a oferta de cursos de Economia, Administração, Design, Pedagogia e Engenharia Civil.
Caribe
Depois desta viagem pelo Nordeste, Lula volta a viajar na semana que vem para o exterior. Ele vai cumprir agenda em vários países como a Venezuela, a Guiana e o Suriname. A viagem de Lula começa pela Venezuela neste domingo, dia 13. O presidente da Venezuela, Hugo Cháves, é um amigo e simpatizante de Lula. Na quarta-feira, dia 16, o presidente brasileiro estará no Suriname. Lula vai participar da XVI Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe-Caricom, bloco de cooperação econômica e política criado em 1994.