continua após a publicidade

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar, no final deste mês, do Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre (RS), e do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A informação foi dada ontem pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer. No Fórum Social Mundial, Lula fará um pronunciamento durante o lançamento de uma campanha mundial de combate à pobreza. Esta campanha pretende mobilizar a sociedade civil para cobrar dos governos ações firmes e concretas no combate à pobreza e na implementação dos compromissos assumidos com as Metas do Milênio.

O presidente Lula participou das primeiras três edições do Fórum em Porto Alegre. Em 2001 e 2002, Lula foi ao evento como delegado representando a organização não-governamental Instituto Cidadania. Em 2003, Lula foi convidado como chefe de Estado do país anfitrião. No ano passado, o FSM foi realizado em Mumbai, na Índia, e o governo enviou uma delegação chefiada pelo ministro das Cidades, Olívio Dutra.

Desta vez, o presidente Lula vai a Porto Alegre a convite de 70 entidades não-governamentais que congregam o Global Call to Action Against Poverty (GCAAP), criado no final do ano passado na África do Sul.

continua após a publicidade

Em 2003, Lula foi pela primeira vez ao Fórum Econômico Mundial, de Davos, mas não participou do evento no ano passado. Este ano, o presidente vai apresentar em Davos as propostas do Brasil para o cenário político, econômico e social internacional no período 2005-2006, segundo André Singer.

Ainda no Fórum Econômico, Lula vai comparecer a um encontro promovido pelo governo brasileiro com investidores internacionais. O objetivo é apresentar perspectivas de investimentos no Brasil, como já foi feito em Genebra e em Nova York, no ano passado.

continua após a publicidade