Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar, no final deste mês, do Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre (RS), e do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A informação foi dada ontem pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer. No Fórum Social Mundial, Lula fará um pronunciamento durante o lançamento de uma campanha mundial de combate à pobreza. Esta campanha pretende mobilizar a sociedade civil para cobrar dos governos ações firmes e concretas no combate à pobreza e na implementação dos compromissos assumidos com as Metas do Milênio.
O presidente Lula participou das primeiras três edições do Fórum em Porto Alegre. Em 2001 e 2002, Lula foi ao evento como delegado representando a organização não-governamental Instituto Cidadania. Em 2003, Lula foi convidado como chefe de Estado do país anfitrião. No ano passado, o FSM foi realizado em Mumbai, na Índia, e o governo enviou uma delegação chefiada pelo ministro das Cidades, Olívio Dutra.
Desta vez, o presidente Lula vai a Porto Alegre a convite de 70 entidades não-governamentais que congregam o Global Call to Action Against Poverty (GCAAP), criado no final do ano passado na África do Sul.
Em 2003, Lula foi pela primeira vez ao Fórum Econômico Mundial, de Davos, mas não participou do evento no ano passado. Este ano, o presidente vai apresentar em Davos as propostas do Brasil para o cenário político, econômico e social internacional no período 2005-2006, segundo André Singer.
Ainda no Fórum Econômico, Lula vai comparecer a um encontro promovido pelo governo brasileiro com investidores internacionais. O objetivo é apresentar perspectivas de investimentos no Brasil, como já foi feito em Genebra e em Nova York, no ano passado.