Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil |
Presidente aparece com mais cabelos brancos e mais magro. |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva posou na manhã de ontem, por cerca de 20 minutos, no jardim do Palácio da Alvorada para a fotografia oficial do segundo mandato. Diferentemente do retrato oficial tirado no primeiro governo, ele aparece usando a faixa verde e amarela, com a bandeira nacional na lapela.
Com tempo nublado, Lula vestia um terno azul escuro, uma camisa branca e uma gravata vermelha e de listas ao posar. Na foto em ângulo americano – da cintura para cima -, ele está mais magro e com cabelos bem mais grisalhos que na imagem feita em 2003, num estúdio montado no Palácio do Planalto.
A nova fotografia oficial resgata a tradição dos antecessores dele de posar com a faixa, símbolo instituído em 1910, pelo então presidente Hermes da Fonseca. A galeria de fotos de ex-presidentes, no terceiro andar do Palácio do Planalto, exibe 19 governantes com faixa e 17 sem, já incluindo a segunda foto de Lula, que será também ali afixada. Desde o período da redemocratização, apenas Lula no primeiro mandato e Itamar Franco posaram sem a faixa. É a primeira vez, no entanto, que um presidente posa para foto oficial ao ar livre.