Brasília

  – O presidente do PT, José Dirceu, disse também, em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, que se eleito presidente, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva já tem garantida a sua governabilidade com os partidos de oposição no Congresso. Além deles, o PT, segundo Dirceu, conta também com setores do PMDB, que somariam hoje mais de 200 deputados e 30 senadores. Dirceu admitiu, no entanto, que neste segundo turno as bases partidárias nem sempre acompanharão as decisões da executiva do partido, citando como exemplo o PPS.

Apesar da Executiva manifestar apoio ao PT, o candidato derrotado ao governo do Rio Grande do Sul, Antônio Brito, já anunciou que vai apoiar, no estado, a candidatura de Germano Rigotto, do PMDB, no segundo turno. “Mas no Congresso teremos uma bancada consolidada desses partidos de oposição. E a imensa maioria do PDT, PPS e PSB apoiará Lula. Já tivemos apoio, inclusive no primeiro turno de setores desses partidos. Acredito que isso será questão de dias”, previu.

PSDB

O líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior (BA), afirmou que já está assegurada maioria parlamentar “nítida” de pelo menos 257 deputados para apoiar um eventual governo do candidato da coligação PSDB-PMDB, senador José Serra. Jutahy sustenta que, se Serra for eleito, terá uma base homogênea de apoio no Parlamento. Questionado sobre o fato de que os partidos que estão se aliando a Serra poderão estar divididos na Câmara, o líder tucano disse que o candidato da coligação PT-PL, Luiz Inácio Lula da Silva, se for eleito, não terá maioria parlamentar.

“Se for presidente, (Lula) terá uma base heterogênea, composta de dissidentes e fisiológicos”, afirmou Jutahy Júnior. A estratégia de mostrar ao eleitorado que Serra terá maioria parlamentar foi decidida na reunião do PSDB, realizada há pouco no Hotel Grand Bittar. O líder do PSDB disse que a descentralização da campanha de Serra, também definida na reunião de ontem, vai valorizar o apoio dos prefeitos e dar mais agilidade ao esforço de convencimento do eleitor. “Em todos os Estados, temos base de apoio suficiente para vencer as eleições”, afirmou.

Outra decisão tomada na reunião foi a de chamar o candidato do PT para o debate. “Serra está pronto para ir a todos os debates para os quais for convidado. Vamos discutir os temas de interesse do País. Vamos para o confronto de idéias”, antecipou Jutahy Júnior.

continua após a publicidade

continua após a publicidade