O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, confirmou nesta segunda-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu ao banco uma meta de desembolsos de R$ 100 bilhões para 2010. "A liberação pode chegar neste nível que o presidente mencionou, mas eu não quero fazer prognóstico ainda. Eu gostaria de chegar a este nível", disse Coutinho.
Ele avalia ser importante não apenas o investimento que é financiado pelo BNDES, mas também o que é alavancado pelo banco junto a outros agentes econômicos. "E eu vejo o mercado de capitais muito rigorosos, crescendo muito e é importante que muito do esforço do investimento seja compartilhado, tanto com o sistema bancário privado, quanto com o mercado de capitais", afirmou Coutinho.
De acordo com ele, o investimento produtivo no Brasil precisa ser financiado para que cresça e sustente a economia brasileira, com criação de oferta de produtos e maior capacidade instalada para "prevenir gargalos que geram inflação".
Coutinho informou que na semana passada teve uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e espera receber nesta semana uma informação sobre uma capitalização de cerca de R$ 3 bilhões para o BNDES junto ao Tesouro Nacional. O banco remeteria dividendos para o Tesouro.