São Paulo – De volta ao Brasil hoje à noite, depois de uma viagem de três dias à Europa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa os próximos dois dias em São Paulo. Hoje, o presidente reúne-se com um grupo de intelectuais que vem discutindo os rumos do governo Lula, independente da ação governamental. Entre eles, estão Marilena Chauí, Maria Vitória Benevides, Dalmo Dallari e Paul Singer. O encontro vai acontecer no novo gabinete presidencial de Lula em São Paulo, que será inaugurado hoje com essa reunião.
O gabinete fica na avenida Paulista, no prédio do Banco do Brasil. Lula ocuperará todo o sétimo andar. O terceiro andar será ocupado por gabinete de ministros, que usarão o prédio quando precisarem despachar em São Paulo. Depois da reunião com os intelectuais, Lula vai almoçar no Hotel Renaissance, com dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que está realizando congresso nacional em São Paulo. Além de diretores da CUT, Lula almoçará com sindicalistas estrangeiros convidados pela CUT.
Câmara Federal instala três CPIs
O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT/SP), instala hoje três novas CPIs: a dos Planos de Saúde, a da Pirataria e a da Serasa. No caso da CPI dos Planos de Saúde, o objetivo será investigar as denúncias de irregularidades na prestação de serviços por empresas e instituições privadas de Planos de Saúde.
A pirataria ou a falsificação de produtos industrializados postos à venda no mercado informal e a sonegação fiscal serão o tema da CPI da Pirataria, cujo primeiro signatário do pedido de instalação é o deputado Medeiros (PL-SP). Já a CPI da Serasa vai investigar as atividades da Centralização de Serviços dos Bancos, como a divulgação indevida de dados relativos à pessoas físicas, a participação de órgãos e entidades públicas e a sonegação e evasão fiscal de divisas. O autor do requerimento para a instalação da CPI é o deputado Giacobo (PPS-PR).