O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrará na quinta-feira, em Manaus, com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Equador, Rafael Correa. No encontro com Chávez, durante almoço, Lula, segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, pretende colocar a "conversa em dia". Na pauta, a questão da energia, etanol, gasoduto do sul, a adesão da Venezuela ao Mercosul, investimentos brasileiros no país, cooperação técnica entre os dois países, facilitação de trânsito dos nacionais e troca de idéias políticas.
O porta-voz informou que o presidente Lula apóia o esforço da mediação do presidente Hugo Chávez entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias (Farc) para um possível acordo sobre troca de reféns. Baumbach lembrou que o presidente Lula já disse que pode oferecer o território brasileiro para a realização de encontro entre as duas partes.
Sobre a entrada da Venezuela no Mercosul, Lula vai reforçar a Chávez a sua posição favorável à adesão. O encontro com o presidente do Equador, Rafael Correa, será durante jantar, em Manaus e contará também com a presença de Chávez. Na pauta, a continuação de discussões de questões bilaterais, como energia, transporte intermodal, Banco do Sul e situação política.
Em relação ao Banco do Sul, o presidente Lula, segundo o porta-voz, considera fundamental continuar o processo de discussão de instalação do banco. Baumbach lembrou que nos dias 1º e 2 de outubro haverá uma reunião no Rio de Janeiro com ministros da economia, para prosseguir as discussões sobre o assunto. Na avaliação do presidente, segundo o porta-voz, é preciso dar impulso às negociações, estreitar e acelerar os projetos para a implantação do banco.