Brasília – Antes de viajar para os Estados Unidos, na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá em Manaus com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Equador, Rafael Correa. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (19) pelo porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.

continua após a publicidade

Os encontros vão ocorrer amanhã (20), durante viagem do presidente Lula ao Amazonas. Antes de ir a São Gabriel da Cachoeira (AM) para participar do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Social Indígena, Lula conversará com os dois chefes de Estado. À tarde, o presidente vai almoçar com Chávez. À noite, ele jantará com Correa e, novamente, com Chávez.

Segundo Baumbach, os encontros não têm pauta definida, mas o presidente Lula pretende tratar, com os dois líderes, de projetos de energia e da criação do Banco do Sul, além de discutir a situação política no continente. O porta-voz, no entanto, disse que, durante a conversa com Chávez, a adesão da Venezuela ao Mercosul deve ser abordada.

O porta-voz assegurou que Lula foi quem pediu para encontrar o presidente venezuelano. Ele disse ainda que Lula está empenhado em facilitar o ingresso da Venezuela no Mercosul, mas que não pode interferir nas atividades do Congresso. ?Por enquanto, não existe nenhum aceno a mais, até porque o Congresso é soberano?, explicou Baumbach.

continua após a publicidade

Embora tenha entrado no Mercosul como membro pleno em 2006, a Venezuela até hoje não conquistou o direito a voto porque os parlamentos do Brasil e do Paraguai ainda não ratificaram a adesão do país ao bloco. O governo paraguaio nem enviou o termo de adesão ao parlamento. No Brasil, a tramitação do protocolo está parada há quatro meses na Comissão de Relações Exteriores do Senado porque a Venezuela, segundo os parlamentares, ainda não estabeleceu um cronograma para abrir o mercado.

Outro tema que deve ser discutido com Chávez, segundo Baumbach, é a atuação do presidente venezuelano para mediar o conflito entre o governo colombiano e as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc). ?O Brasil já ofereceu a possibilidade de um encontro entre as Farc e Chávez ser realizado em território brasileiro?, destacou o porta-voz. ?O presidente Lula apóia esse esforço de mediação da Venezuela.?

continua após a publicidade