Em discurso durante cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou que o programa que está sendo anunciado hoje vai dar certo. "É só vocês recorrerem a quatro anos e meio atrás que vocês vão ver o ceticismo com o lançamento do programa Fome Zero. Diziam que não ia dar certo, assim como o programa luz para todos não ia dar certo, a nossa política econômica não ia dar certo", afirmou Lula. E avisou, sob aplausos da platéia, que incluía onze governadores: "como todos nós fizemos curso de perseverança, está dando tudo certo".
Depois de dizer que as pessoas têm "a mania de torcer pela desgraça", o presidente Lula desabafou. "Se criarmos uma corrente positiva em torno deste programa, não há porque ele não dar certo". Lula avisou que a experiência de sucesso da segurança nos Jogos Pan-Americanos vai ser exportada para outros Estados. Para o presidente, este programa de segurança também vai dar certo porque ele tem a parceria dos governos estaduais e das prefeituras. "Vamos apertar o cerco do Estado contra o banditismo", disse Lula, ao salientar que os resultados do programa não virão amanhã, porque ele é para cinco anos, quando serão investidos R$ 6,4 bilhões.
Para Lula, "o Pronasci vai tratar a violência urbana com a mão firme do Estado e a convicção democrática de que é preciso reverter a exclusão de muitos, se quisermos viver num País de todos". De acordo com o presidente Lula, "mais do que um programa de segurança pública, mais do que uma polícia eficiente mais do que uma polícia que não tenha medo de enfrentar o crime organizado, estamos investindo em inteligência e apostando todas as nossas fichas de que é possível recuperar a parte da juventude brasileira que já andou meio desencaminhada.