Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (18), no Palácio do Planalto, o futuro presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ex-representante de Comércio dos Estados Unidos, Zoellick foi indicado pelo presidente norte-americano, George W. Bush, para assumir o Banco Mundial, no próximo dia 30. Ele substituirá Paul Wolfowitz, acusado de conceder promoção e aumentar o salário da namorada, Shaha Riza.
Quando era representante do governo dos Estados Unidos, Zoellick participou das conversas sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que acabou não sendo criada. Na campanha eleitoral de 2002, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva disse que não negociaria com o ?sub do sub do sub?, referindo-se a Zoellick.
No final de maio, Mantega elogiou a indicação do ex-representante, que, conforme o ministro, é pró-ativo na liberalização do comércio mundial. Zoellick concederá entrevista coletiva hoje, às 16h, na residência oficial do embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Ele deve falar sobre as expectativas e desafios do novo cargo.