O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL-PC do B-PCB-PMN) tirou Alagoas do primeiro roteiro de viagens para o Nordeste, na próxima semana. No Estado ocorreu a maior dificuldade interna do PT por causa da aliança nacional com o PL.
Os petistas não aceitaram a imposição da cúpula do partido para a coligação local com os liberais e a candidata a governador Heloísa Helena (PT) renunciou. Houve, então, uma intervenção branca do diretório nacional no estadual da legenda.
Na primeira semana de campanha oficial, iniciada no sábado (06), Lula viajou menos que os outros candidatos. Ficou em São Paulo no sábado e no domingo (07), fez uma viagem rápida a Goiânia na segunda-feira (08) e voltou à capital paulista na terça-feira (09), onde permaneceu até hoje à tarde.
Na segunda-feira (15), Lula começa para valer a maratona de viagens. Em quatro dias, visitará quatro capitais e outras cidades da região. Estará em Fortaleza na segunda-feira, em João Pessoa na terça-feira (16), no Recife na quarta-feira (17) e em Aracaju no dia 18. De acordo com a assessoria dele, Alagoas será incluído do itinerário quando a situação estiver menos complicada e a coalizão com o PL local menos difícil.
Hoje, viajou para o Rio, onde seria entrevistado pelo ?Jornal Nacional?, Rede Globo de Televisão. Amanhã (12), vai para Vitória para mais uma reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos. Lula participará do painel Uma agenda para as cidades brasileiras e apresentará as propostas às questões urbanas.
Na segunda parte do encontro, o candidato da Coligação PT-PL-PC doB-PCB-PMN a presidente deverá responder a perguntas da platéia de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de prefeituras.
Depois, Lula concede inaugura um comitê estadual e, à noite, em Vila Velha (na Grande Vitória) realiza comício com os candidatos petistas. A frente integrada pelo PT não tem candidato a governador do Espírito Santo. No dia 20, ele retorna a São Paulo.