Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nesta quinta-feira (21) ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que o Comando da Aeronáutica é quem deve tomar as medidas que considerar adequadas para estabelecer o fluxo e a segurança do tráfego aéreo. A informação é da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A secretaria também desmentiu, há pouco, informação veiculada na imprensa, nesta quinta-feira, de que o presidente Lula teria demitido o brigadeiro José Carlos Pereira da presidência da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária, a estatal que controla os aeroportos de todo o país.
O último balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) demonstra que os atrasos em vôos continuam afetando os principais aeroportos do país. Segundo a estatal, dos 1.114 vôos que estavam previstos para decolar até às 15 horas desta quinta-feira (21), 411 sofreram atraso de mais de uma hora. O número representa 36,8% do total. Outros 104 (9,3%) foram cancelados.
Desde o início da semana, os passageiros voltaram a enfrentar atrasos nos aeroportos. Além dos protestos de controladores de vôos, os problemas podem estar relacionados a um funcionamento parcial dos monitores (consoles) de vôo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-1).