Helsinque (Finlândia) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta segunda-feira (10) a crise do mercado financeiro norte-americano. Ao lado da presidente da Finlândia, Tajia Halonen, ele atacou os especuladores.

continua após a publicidade

?É um problema da política econômica dos Estados Unidos, da ganância de alguns fundos de investimentos que quiseram comprar títulos de risco imaginando que estavam num cassino e tiveram prejuízos. E nós não aceitaremos que joguem nas nossas costas os prejuízos de um jogo [do qual] não participamos?.

Lula reafirmou que o Brasil está tranqüilo, com US$ 160 bilhões em reservas, lembrou que o Brasil passou décadas sem crescer e ironizou os especuladores. ?Apostaram mal e, se o lucro não foi repartido, muito menos queremos repartir os prejuízos?. O presidente convocou os Bancos Centrais dos países em desenvolvimento a assumirem a crise para não prejudicar países em desenvolvimento.

Esta é a primeira vez que um presidente brasileiro visita a Finlândia. Amanhã (11), a comitiva brasileira segue para a Suécia. Dinamarca e Noruega também estão no roteiro. A última escala da viagem, que termina na próxima segunda- feira (17) é a Espanha. O tema das conversas gira em torno do desenvolvimento sustentável, da mudança climática, da cooperação em pesquisa tecnológica e biocombustíveis.

continua após a publicidade